119ª EDIÇÃO • ABRIL/2022

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ABRIL: DATAS COMEMORATIVAS

02 – Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo
02 a 07 – Semana da Saúde no Brasil
06 – Dia Mundial da Atividade Física
06 – Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
07 – Dia Mundial da Saúde
08 – Dia Nacional do Sistema Braille
11 – Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson
14 – Dia Mundial da Doença de Chagas
17 – Dia Mundial da Hemofilia
24 – Dia Mundial da Meningite
24 a 30 – Semana de Vacinação nas Américas
25 – Dia Mundial da Luta Contra a Malária
26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
28 – Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
30 – Dia Nacional da Mulher

NOVOS COLABORADORES

SEJAM BEM-VINDOS

BRUNA DOS SANTOS SOUZA LEONEZ • RECEPÇÃO
CRISTIANE DE BRITO NASCIMENTO • RECEPÇÃO MO
GABRIELLA VERISSIMO PEREIRA LEMOS • COLETA
KARINA CASTILHO DE CARVALHO • COLETA
MARIANA HELENA DOS SANTOS SILVA • RECEPÇÃO
ROSELI MARIA SILVA DA CRUZ • RECEPÇÃO
SILMARA SANTANA BARROS MAIA • RECEPÇÃO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

DIA 1
SIMONE CARLA MAYOLINO DUARTE • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 2
ROSALVA P. P. F. DE FREITAS • SECRETARIA DIRETORIA • SEDE
VANESSA HYPOLITO ADIEGO • TECNICO DE COLETA JR • SEDE
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DIA 4
FERNANDA SERGIO LOTITO • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 9
ANA PAOLA CARDOSO DA SILVA • TEC ANAL CLINICAS PL • SEDE
ANDREA QUARELO DE MORAES • TECNICO COLETA PL • AZEVEDO
MAYARA DOS SANTOS • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 10
VITORIA DA SILVA ANTIQUES • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 11
ANA LAURA MIRANDA BORGES • TECNICO RESPONSAVEL • PRAIA GRANDE
RAFAELA DE SOUZA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 14
BRUNA DOS SANTOS SOUZA LEONEZ • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 15
ISABELLE P. G. O. CANTONEIRO • APRENDIZ • MO CONS.NEBIAS
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DIA 16
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ANA LUCIA MENDES RIBEIRO • ASSISTENTE COLETA • SEDE
MAEVELLYN FERREIRA DE SOUZA • AUXILIAR DE LIMPEZA • SEDE
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DIA 17
ANA LUIZA SOARES DE FREITAS • ANALISTA CLINICO PL • SEDE
LUCIANA DOS SANTOS GOMES WEEGE • ANALISTA ADMINIST SR • SEDE
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DIA 18
ANDREIA MARIA BATISTA BERNARDO • AUXILIAR ADMINISTRATIVO • AZEVEDO
MARIA SIRLENE O. FONTES • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
TALITA MARIA DE ALCANTARA • TECNICO RESPONSAVEL • ITANHAEM
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DIA 20
KARINA PIRES DOS SANTOS • TECNICO RESPONSAVEL • ITANHAEM
LAIS SANTOS R. DE MELLO • ANALISTA CLINICO JR • SEDE
THAMYRIS ANGELIS DE L. SOARES • AUXILIAR DE LIMPEZA • SEDE
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DIA 21
ALINE GUTIERRI • TECNICO RESPONSAVEL • PONTA DA PRAIA
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DIA 22
EDUARDO NASCIMENTO DE BARROS • GERENTE TI • SEDE
KAREN ALVES FONSECA • RECEPCIONISTA JUNIOR • ITANHAEM
LETICIA MARIA DA SILVA SENA • AUXILIAR DE LIMPEZA • SEDE
MARIA GLAUCIANA MOREIRA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 24
LILIANE REZENDE F. VIANNA • AUXILIAR DE COLETA • MO CONS.NEBIAS
MARCELA SALES RAMOS FREIRE • RECEPCIONISTA JUNIOR • AZEVEDO
MARCOS V. DO ESPIRITO SANTO • ASSISTENTE COLETA • PRESIDENTE WILSON
TATIANE DOS SANTOS SANTANA • ASSISTENTE DE SALA • AZEVEDO
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DIA 25
JEOVANA DO NASCIMENTO • RECEPCIONISTA JUNIOR • GUARUJA
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DIA 26
MICHAEL DA SILVA SANTOS • AUXILIAR ALMOXARIFADO • SEDE
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DIA 27
GIL PEREIRA DIAS • GERENTE DE LOGISTICA • SEDE
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DIA 30
ANNE CAROLINE S. TEIXEIRA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
BRUNA REGINA DOS SANTOS • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE

PREMIAÇÃO MELHOR DESEMPENHO – FEVEREIRO/22

UNIDADE ITANHAÉM

VENCEDORES DO
DESEMPENHO RECEPÇÃO

UNIDADE DRIVE THRU

VENCEDORES DO
DESEMPENHO COLETA

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

No mês de Março fizemos a venda de eletrônicos inservíveis para reciclagem, todo recurso recebido será doado ao Lar das Moças Cegas em Santos.

É o IACS colaborando com o meio ambiente!!!

PROJETO TAMPA AMIGA

Médico responsável/Idealizador da ação:
Dr Bruno Pompeo Marques
(Hospital Guilherme Álvaro)

Unidades:

Não esqueçam de enviar todo dia 5 as tampinhas coletadas durante o mês aos cuidados da Maria de Jesus para Unidade Azevedo.

Todas as doações são destinadas mensalmente a entidades sociais.

Treinamento Microbiologia:

Urocultura, da interpretação até a liberação do exame

No mês de março o time da Microbiologia participou de um treinamento de Urocultura – da interpretação até a liberação do exame. A participação de todos os colaboradores foi muito importante, então eles solicitaram a projeção da aula no próprio setor, garantindo participação da equipe!

AUDITORIA EXTERNA

Na semana do dia 25/04, o IACS irá passar por mais um ciclo de Auditoria Externa ISO:9001:2015.
Neste ciclo será realizada a expansão de escopo para Unidade Senador, que pela primeira vez a unidade receberá a visita do auditor externo.
Coloquem suas tarefas em dia e releiam os documentos referente ao seu processo de trabalho!
Em breve o plano de auditoria será enviado a todos!

SOFT EXPERT

É muito importante que as tarefas do SE estejam sempre em dia, assim como revisitar os documentos relacionados a sua rotina! Lembrando que para executar tarefas, como revisão de documento e abertura de ocorrências, é preciso que o usuário esteja utilizando o seu acesso APOIO, pois o acesso CONSULTA apenas permite a visualização dos documentos.

O sistema Soft Expert é uma ótima ferramenta à nossa disposição e deve ser utilizada ao longo de nossa rotina como na consulta sobre os processos e registro de ocorrências. Aproveite para revisar os documentos da área!

 

Campeão Sul-Americano de tênis de mesa: 

Márcio Tovar, colaborador do IACS, participará pela 8ª vez dos 10 Km Tribuna FM

A maior corrida de 10 km do Brasil ocorrerá no próximo dia 15/05/2022, em sua 36ª edição, nas ruas de Santos.
Novamente o IACS contará com uma equipe de mais de 70 colaboradores e entre eles estará o Sr. Marcio Tovar que participará pela 8ª vez desta prova.
Em seu currículo esportivo, ele detém mais de 100 títulos, entre eles, os títulos de Campeão Sul-Americano e Tri Campeão brasileiro de tênis de mesa, além de ter sido também, condutor da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.
“Eu tenho um carinho muito especial por essa prova, considerada a maior do Brasil nos 10 Km, ela me ajuda a manter o condicionamento físico para as futuras competições que participo no Tênis de mesa”, afirmou o veterano atleta Márcio Tovar.

Dia 24/03/22 iniciamos um novo ciclo de avaliação de desempenho. Desta vez referente ao ano de 2021 e serão realizadas até dia 19/04/22.

A Avaliação de desempenho é uma ferramenta para analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. No caso do IACS, serão avaliadas as competências e comportamento. O objetivo dessa ferramenta é incentivar as oportunidades de melhoria individuais e coletivas.

Alguns benefícios da avaliação de desempenho e pontos de atenção:

  • Identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento.
  • Focar em alcançar os resultados através das pessoas.
  • Conhecer o potencial de cada colaborador (potencial é onde ele pode chegar).
  • Estimular e incentivar o crescimento profissional.
  • Identificar problemas e oportunidades de melhorias, adequação ao trabalho e produtividade.
  • Melhorar comunicação e relações interpessoais.
  • Incentivar sempre troca de feedback.

Melhorar o resultado das pessoas e da organização.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Preparem-se!!!
Em Abril nossa Campanha de doação de sangue ocorrerá novamente.

Data: 30/04
Local: Hospital Guilherme Álvaro
Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 197
Horário: 08:00
Observação: Necessário levar RG original

Uma única doação pode salvar até 4 vidas
Doar sangue é um ato de AMOR

3º Reunião Mensal da CIPA
Gestão 2021/2022

Fique ligado! A reunião mensal da CIPA foi realizada no dia 25/03 e já contou com a definição do plano de trabalho da gestão 2021/2022, abordando assuntos como a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, que serão divulgados nos Informativos!

Biossegurança – Adorno Zero

Você já conhece o POP-BIS-001 – Biossegurança não é mesmo? Nele citamos que “O uso de cosméticos e adereços como brincos, pulseiras e relógios no laboratório é proibido nas áreas onde há manipulação de amostras biológicas; Isso porque existe uma Norma Regulamentadora, a NR32 que determina que o empregador deve vedar o uso de adornos nos postos de trabalho onde há manipulação de amostras.

São considerados adornos: anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.

Estudos científicos apontam que os adornos usados em serviços de saúde podem abrigar agentes patogênicos, aumentando o risco de infecção, comprometendo a segurança do paciente, a sua e de nossa família. Isso porque eles dificultam a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas.

Além dos adornos medidas de segurança também devem ser tomadas sobre as vestimentas: os calçados devem estar de acordo com a padronização estabelecida para cada setor, não sendo permitido na área técnica e coleta o uso de calçados abertos, apenas calçados que cubram os pés inteiros. O cabelo deverá ser preso ou fora dos ombros. Nas áreas de risco biológico é obrigatório o uso dos aventais totalmente fechados, assim como o uso de calças e unhas curtas.

Metas Internacionais de Segurança do Paciente
Meta 1 – Identificar corretamente o paciente

A segurança do paciente tem sido amplamente discutida no mundo inteiro, sendo uma importante questão de saúde pública. Compreende-se como Segurança do Paciente a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente são estratégias que têm como objetivo promover melhorias específicas em aspectos problemáticos na assistência à saúde O objetivo principal é evitar danos ao paciente e, dessa forma, reduzir as consequências negativas.

A Meta 1 tem como finalidade identificar de forma segura o paciente, através da confirmação dos dados do paciente por meio do documento original com foto, antes de cada processo (como cadastro de O.S. e coleta de exames). Precisamos ficar sempre atentos, para garantir a identificação correta do paciente!

Todas as Metas estão disponíveis no POP-QUA-108 – Política de Gerenciamente de Riscos e Segurança do Paciente, não deixe de acessar!

RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Convênio com a Universidade São Judas, visando colaborar com a oportunidade de aprendizagem do colaborador, o IACS mantém um convênio com a Universidade SÃO JUDAS (antiga Unimonte). O benefício se estende a novas matrículas para cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, tanto para o colaborador quanto para os filhos, Cônjuges e companheiros. A Universidade irá conceder um desconto de 20% para Graduação (tanto para Tecnólogo quanto para Bacharelado) e 30% para Pós-graduação. Mais detalhes, contatar o RH.

SESC

O Laboratório tem convênio com o SESC Serviço Social do Comércio, onde o colaborador poderá usufruir de cursos, teatro, salas de vídeo e de leitura, barraca de praia, área de lazer (piscina e esportes), assistência odontológica, programas culturais, oficina de arte, entre outros.

O colaborador poderá se cadastrar ou renovar comparecendo diretamente ao SESC munido da Carteira de Trabalho.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Convênio com a Universidades e Escolas de Inglês, mais detalhes, contatar o RH.

DOM VICENTE

BBQ

DA CONCEIÇÃO