135ª EDIÇÃO • AGOSTO/2023

Siga o IACS nas redes sociais e fique por dentro das novidades, dicas e divulgação dos nossos serviços e seja um multiplicador.

AGOSTO: DATAS COMEMORATIVAS

5

 Dia Nacional

da Saúde

08

Dia Nacional de Prevenção

e Controle do Colesterol

Semana do dia 10

Semana Nacional de Controle

e Combate à Leishmaniose

13

Dia dos Pais

16

Dia do Auxiliar

de Almoxarifado

21 a 27

Semana Nacional da

Pessoa com Deficiência

Intelectual e Múltipla

27

Dia do Psicólogo

30

Dia Nacional de Conscientização

Sobre a Esclerose Múltipla

31

 Dia do Nutricionista

Novos colaboradores

Sejam bem-vindos

BEATRIZ CRISTINA OLIVEIRA ANDRADE, RECEPÇÃO
KAMILLY GABRIELI GARCEZ SOUSA, RECEPÇÃO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

1
JOSE HAMILTON OLIVEIRA DE ANDRADE, PARASITOLOGIA IACS

3
ANA CRISTINA DE CAMPOS ALVES, FATURAMENTO IACS

4
VANIA CONCEICAO DA SILVA, FATURAMENTO IACS

7
JULIA GUIMARAES ARAUJO, ATENDIMENTO GUARUJA
DANIELLI NASCIMENTO CARVALHO LOPES, GESTAO OCUPACIONAL M.O

10
CAROLINE MARIA DE SANTANA NUNES, SG MATRIZ IACS II
TAMIRES ALMEIDA RAMOS, DOMICÍLIO M.O
BRUNO MOREIRA SILVANO, COLETA PONTA DA PRAIA

17
ELZA CORREA LEITE GOMES, SUPERV ATEND M.O
KELLY CRISTINA GAZZONI SARAIVA, ATEND CALL CENTER IACS
FERNANDA DE PAULA DOS SANTOS, SG MATRIZ IACS II

18
MARCOS CESAR DE OLIVEIRA, SUPERV MANUTENCAO IACS
EDNETE ONOFRE DE SOUZA, SG LITORAL PLAZA

20
DR. LUIZ ANTONIO DA SILVA, DIRETORIA

23
ADRIANA PEREIRA RODRIGUES, ADM PESSOAL IACS

25
LARISSA ORBELLI XAVIER, COLETA MATRIZ IACS

26
AILTON CALISTO DOS SANTOS, SG M.O
GISELE VIEIRA GONCALVES, COLETA MATRIZ IACS

27
ANDREIA PEREIRA DE OLIVEIRA PASSOS, ATENDIMENTO MATRIZ IACS I

28
MARINILZA SILVEIRA SANTANA DE BARROS, COLETA MATRIZ IACS
MARIA CRISTINA GONSALVES DE BRITO, ATEND CALL CENTER IACS

29
ROSIANE DA SILVA ANDRADE, ATENDIMENTO M.O

30
LARISSA PEREIRA ANDRADE, COLETA MATRIZ IACS
AMANDA SANTANA DE OLIVEIRA SANTOS, ATENDIMENTO CONS NEBIAS
DANIELA GOMES MARQUES SANTOS, DOMICÍLIO M.O

PREMIAÇÃO

DESEMPENHO (LANCHE LEGAL) – MAIO/23

GRUPO 1 – UNIDADE

MEDICINA OCUPACIONAL

GRUPO 2 – UNIDADE

VILA BELMIRO

PREMIAÇÃO CONSTELAÇÃO – JUNHO/23

GRUPO 1

1º LUGAR
EDNA MARIA
DA COSTA
AZEVEDO SODRÉ
2º LUGAR
ALINE
GUTIERRI
AZEVEDO SODRÉ
3º LUGAR
MARCELO DE OLIVEIRA BASTOS
AZEVEDO SODRÉ

GRUPO 2

1º LUGAR
JULIANA PERES
RIBEIRO PINHEIRO
VILA
BELMIRO
2º LUGAR
MARY LEIA DE
CAMARGO
VILA
BELMIRO
3º LUGAR
MARÍLIA SILVA
SOUZA
VILA
BELMIRO

PREMIAÇÃO LÍDER ACOLHEDOR

DANIELLE COSTA

LOJA
COLETA DOMICILIAR

ROBERTA MELO

LOJA
COLETA DOMICILIAR

PARABÉNS ÀS EQUIPES COM MELHOR DESTAQUE!

PROJETO TAMPA AMIGA

LEMBRE-SE: CADA TAMPINHA FAZ A DIFERENÇA.

Médico responsável/Idealizador da ação:
Dr Bruno Pompeo Marques
(Hospital Guilherme Álvaro)

Unidades:

Todas as doações são destinadas mensalmente a entidades sociais.

Não esqueçam de enviar todo dia 5 as tampinhas coletadas durante o mês aos cuidados da Maria de Jesus para Unidade Azevedo.

MEIO AMBIENTE

Pensando em prolongar o ciclo de vida de produtos, reduzir nosso impacto ambiental e contribuir para um ambiente mais sustentável, convidamos você a participar do RECIRCULAR.

Além de dar um destino ambientalmente correto para os materiais, participando do projeto você beneficia uma instituição social. Cada instrumento de escrita enviado é revertido em pontos que podem ser resgatados e convertidos em uma doação financeira para uma escola pública ou organização sem fins lucrativos de nossa escolha!

Receberemos os seguintes materiais:
Todos os tipos de lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca/marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco usados e que não tenham mais utilidade, independente da marca.

Nos seguintes pontos:
– Na Unidade Sede do IACS, no setor da Qualidade.
– No NTO em Vespasiano, no setor de Meio Ambiente no 2º andar do bloco I;

A economia circular proporciona, através de pequenas atitudes, a transformação do nosso meio!
O projeto Recircular além de dar um destino ambientalmente correto para os materiais, também beneficia uma instituição social com a participação efetiva de cada colaborador (a). É nosso cuidado com vidas indo além da nossa rotina e transformando o planeta.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Conheça a NR 32: Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde

Os riscos diários corridos pelos profissionais que trabalham na área hospitalar são inúmeros. Acidentes físicos, químicos e mesmo biológicos são algumas das situações que podem comprometer a saúde e a vida de médicos, enfermeiros, trabalhadores da área da limpeza, entre tantos outros profissionais. Por isso, não é por acaso que existe a NR 32, que é um conjunto de normas que visa proteger a saúde e a segurança desses colaboradores.

Quais são os principais objetivos?

De acordo com a própria descrição presente na NR 32, sua principal finalidade é criar diretrizes para a implementação de ações que visam proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores. Esses profissionais são aqueles que exercem atividades na área da saúde.

Quais os desafios da NR 32?

Infelizmente, mesmo com normas e procedimentos preestabelecidos, o setor da saúde no Brasil ainda enfrenta problemas relacionados à saúde ocupacional e acidentes de trabalho. Considerando que muitos acidentes podem ser evitados, um dos maiores desafios para a NR 32 é fazer com que todas as suas regras sejam, efetivamente, colocadas em prática.
Não podemos negar que a NR 32 é uma conquista não apenas para os trabalhadores da área da saúde, mas para a sociedade em geral. No entanto, a cada acidente de trabalho sofrido por um enfermeiro ou mesmo cozinheiro de um hospital, por exemplo, fica evidente que nem todos os riscos são monitorados e controlados.

Como garantir segurança no trabalho em serviços de saúde?

Por englobar assuntos relativos à segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, a NR 32 aborda também o comportamento dos colaboradores dentro dos estabelecimentos hospitalares e clínicos. Nesse sentido, a norma aponta a necessidade do emprego de EPIs nesses espaços.
Entre os principais EPIs usados nessa área, podemos citar luva, máscara, touca, avental e mesmo sapato fechado. Todos eles, de alguma forma, ajudam a proteger não apenas a saúde do trabalhador, mas também dos próprios pacientes atendidos por eles.
Ao investir em segurança do trabalho e na utilização desses equipamentos, as instituições evitam os acidentes e as doenças ocupacionais, além de garantirem um maior controle de riscos. Outra medida importante a ser adotada em clínicas e hospitais é a proibição do uso de acessórios — brincos, relógios, pulseiras, anéis, alianças, colares, entre outros, durante o expediente, pois esses atrapalham, até mesmo, nos processos de higiene e lavagem das mãos, por exemplo.
Não é à toa que essas práticas são especificadas na NR 32. Quando executadas em conjunto e do modo correto, elas garantem a alta produtividade e a qualidade de vida dos colaboradores, contribuem com a redução de custos e evitam multas, bem como processos trabalhistas, nos estabelecimentos clínicos e hospitalares.

Minuto da Qualidade

Auditoria Interna 2023

Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento a todos pelo engajamento e colaboração durante a auditoria interna realizada no IACS. O comprometimento da equipe demonstrado ao longo desse processo foi essencial para a obtenção de resultados significativos.
Informamos que os apontamentos referentes à auditoria serão enviados via e-mail para as respectivas áreas responsáveis e os registros de ocorrência também serão encaminhados à equipe para que possam ser conduzidas análises de causa e elaboração de planos de ação apropriados.
Nesse sentido, a equipe da Qualidade está à disposição para prestar todo o suporte necessário no desenvolvimento dessas atividades, visando à implementação de melhorias contínuas em nossos processos e procedimentos. Ressaltamos a importância de trabalharmos em sinergia, compartilhando conhecimento, ideias e melhores práticas para que possamos alcançar resultados sólidos e consistentes.
Contamos com o empenho de cada um para que juntos possamos superar desafios e fortalecer ainda mais nossa organização.
Mais uma vez, nosso profundo agradecimento a todos por seu empenho e dedicação em prol do sucesso do IACS. Com o trabalho conjunto, estamos cada vez mais fortalecendo nossa instituição!

SEGURANÇA DO PACIENTE –
METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE

META 4 | ASSEGURAR CIRURGIA EM LOCAL DE INTERVENÇÃO, PROCEDIMENTO E PACIENTE CORRETOS

A finalidade deste protocolo é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos com pacientes que realizam procedimento invasivo, possibilitando o aumento da segurança na realização do procedimento diagnóstico, no local correto e no paciente correto, e aperfeiçoando a comunicação entre os profissionais envolvidos no processo.
Este protocolo trata especificamente da utilização de sistemática da Lista de Verificação como uma estratégia para reduzir o risco de incidentes em procedimentos invasivos.
Se divide em três etapas:
  1. Antes,
  2. Durante,
  3. Depois da realização do procedimento.
Cada uma dessas fases corresponde a um momento específico do fluxo normal de um procedimento, o qual possuem perguntas que devem ser respondidas, como um “check list”, que avaliam a segurança da realização do procedimento invasivo.
Em cada fase, o condutor da Lista de Verificação deverá confirmar se a equipe completou suas tarefas antes de prosseguir para a próxima etapa.
No IACS este protocolo é gerenciado, quando aplicável em procedimentos diagnósticos invasivos.
Saiba mais também realizando a leitura do documento PGQ010, para isso basta acessar o SoftExpert – IACS e realizar a consulta.

RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Convênio com a Universidade São Judas, visando colaborar com a oportunidade de aprendizagem do colaborador, o IACS mantém um convênio com a Universidade SÃO JUDAS (antiga Unimonte). O benefício se estende a novas matrículas para cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, tanto para o colaborador quanto para os filhos, Cônjuges e companheiros. A Universidade irá conceder um desconto de 20% para Graduação (tanto para Tecnólogo quanto para Bacharelado) e 30% para Pós-graduação. Mais detalhes, contatar o RH.

SESC

O Laboratório tem convênio com o SESC Serviço Social do Comércio, onde o colaborador poderá usufruir de cursos, teatro, salas de vídeo e de leitura, barraca de praia, área de lazer (piscina e esportes), assistência odontológica, programas culturais, oficina de arte, entre outros.

O colaborador poderá se cadastrar ou renovar comparecendo diretamente ao SESC munido da Carteira de Trabalho.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Convênio com a Universidades e Escolas de Inglês, mais detalhes, contatar o RH.

DOM VICENTE

DA CONCEIÇÃO

BBQ