127ª EDIÇÃO • DEZEMBRO/2022

Siga o IACS nas redes sociais e fique por dentro das novidades, dicas e divulgação dos nossos serviços e seja um multiplicador.

DEZEMBRO: DATAS COMEMORATIVAS

1

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

2

Dia Pan-Americano de Saúde

3

Dia Internacional de Luta das

Pessoas com Deficiência

25

Natal

31

Véspera de Ano Novo

Novos colaboradores

Sejam bem vindos

SARA VITORIA ARAO DE OLIVEIRA SANTOS, RECEPÇÃO
MICHELLY ZETTEL CAPURSO BUCK, SEGURANÇA DO TRABALHO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

DIA 1
SELMA APARECIDA DE O. SILVA, TELEFONISTA, SEDE

DIA 2
ALINE RIBEIRO RAMOS, TÉCNICA DE COLETA JR, SEDE
LARISSA SILVA FRANCO, RECEPCIONISTA JR, SEDE

DIA 4
JENNYPHER MARTINS AMBROSIO, ASSISTENTE DE COLETA, SEDE

DIA 5
SABRINA PEREIRA LIMA, RECEPCIONISTA PLENO, SEDE

DIA 7
DANIELA DIAS DE SOUZA, TÉCNICA DE ANÁLISES CLÍNICAS SR, SEDE

DIA 8
DANIELA APARECIDA MARTINS, ASSISTENTE DE COLETA, ITANHAÉM

DIA 11
MARIA DE JESUS A. DE OLIVEIRA, CONSULTORA DE RELACIONAMENTO, AZEVEDO

DIA 14
CELINALVA TELES DE LIMA, AUXILIAR DE LIMPEZA, AZEVEDO
FERNANDA BARBOSA DE OLIVEIRA, COORDENADORA DE RH, SEDE

DIA 15
NAIARA JANUZZI PERLAMAGNA, RECEPCIONISTA PLENO, VILA BELMIRO

DIA 16
SUZANA APARECIDA Z. JANNUZZI, TÉCNICA DE COLETA SR, OCIAN

DIA 17
SABRINA DOS SANTOS M. GUEDES, RECEPCIONISTA JUNIOR MO, CONS.NEBIAS

DIA 18
MARIA JOSE DOS SANTOS VIEIRA, AUXILIAR DE LIMPEZA, SEDE

DIA 20
DEBORA DA SILVA PRADO, TÉCNICA DE COLETA SR, SEDE

DIA 21
ISABELLA FERREIRA, RECEPCIONISTA JR, AZEVEDO

DIA 24
FABIANO GALEAZZI, AUXILIAR DE LIMPEZA, SEDE
KARINE CAMPOS F. PRECINOTT, ASSISTENTE DE COLETA, XV DE NOVEMBRO

DIA 27
BIANCA DA SILVA MARTINS, ENFERMEIRO JR, SEDE
SABRINA BARRADA DE SOUSA, RECEPCIONISTA JR, SEDE

DIA 29
CRISTIANE SAIAGO MENDES, SUPERVISORA DE ATENDIMENTO, SEDE

PREMIAÇÃO MELHOR DESEMPENHO – OUTUBRO/22

UNIDADE

UNIDADE VILA BELMIRO

VENCEDORES DO
DESEMPENHO RECEPÇÃO

UNIDADE

PONTA DA PRAIA

VENCEDORES DO
DESEMPENHO COLETA

PARABÉNS ÀS EQUIPES COM MELHOR DESTAQUE!

PROJETO TAMPA AMIGA

LEMBRE-SE: CADA TAMPINHA FAZ A DIFERENÇA.

Médico responsável/Idealizador da ação:
Dr Bruno Pompeo Marques
(Hospital Guilherme Álvaro)

Unidades:

Não esqueçam de enviar todo dia 5 as tampinhas coletadas durante o mês aos cuidados da Maria de Jesus para Unidade Azevedo.

Todas as doações são destinadas mensalmente a entidades sociais.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Realizamos em 25/11/2022 o nosso treinamento da Brigada de Incêndio
Nossos brigadistas puderam aprender e vivenciar sobre os seguintes temas:
  • Teoria do fogo
  • Classes de incêndio
  • Prevenção de incêndio
  • Equipamentos de combate a incêndio e abandono de área
Houve também o curso de primeiros socorros, onde foram ensinados  a aplicação das técnicas de RCP, a contenção de hemorragias e a aplicação das técnicas para emergências químicas e tecnológicas.

Parabéns pela participação, empenho e dedicação dos nossos Brigadistas no curso de capacitação

ANDRESSA DOS SANTOS GONCALVES, RECEPCAO, SEDE
CAROLINE LINO VENANCIO, RECEPCAO, SEDE
DANIELLA DE PINHO ESTEVES, RECEPCAO, SEDE
MARIA CLEANE COSTA SANTOS, RECEPCAO, SEDE
MARLI CARDOSO BOAVENTURA, COLETA, SEDE
ERICA VERONICA GOMES BARRETO, COLETA, GUARUJA
CAMILLA SIMOES RODRIGUES CYPRIANO, RECEPCAO, GUARUJA
ISABELA PIMENTEL DE SOUZA, RECEPCAO, SENADOR
TATIANE MARIA DOS SANTOS, COLETA, SENADOR
MAYARA MENEZES SANTOS GABRIEL, COLETA, OCIAN
JULIANA AGUIAR MIGUEL AGRIA, RECEPCAO, SEDE
NADIA FERREIRA DE OLIVEIRA CRISTOVAM, REAGENTES, SEDE
JOÃO VITOR TOTI ABDUL HAK, ADMINISTRATIVO MO, MO CONS.NEBIAS
JOCIMARA AMADOR DE BRITO, COLETA MO, MO CONS.NEBIAS
FERNANDO TENORIO DE JESUS OLIVEIRA, SEG.TRABALHO, MO CONS.NEBIAS
JESSICA RAQUEL F. PORTO LIBERATO, SEG.TRABALHO, MO CONS.NEBIAS
MICHELLY ZETTEL CAPURSO BUCK, SEG.TRABALHO, MO CONS.NEBIAS

CIPA 2022 – 2023

Desejamos uma excelente gestão a todos, com muita atuação na prevenção de acidentes e riscos

Minuto da Qualidade

Auditoria Externa de Manutenção – PALC

No último dia 07/11 passamos pela auditoria externa de manutenção do PALC de forma remota!

Nossos processos foram verificados por 4 auditores.

Agora mãos à obra para tratar as não conformidades apontadas tornando nossos processos ainda melhores e mais consolidados.

Esta visita nos deu a oportunidade de olhar com mais atenção para nossos processos e também de melhorá-los, o relatório dos auditores já nos propiciará implementar algumas mudanças para avançarmos na melhoria contínua que desejamos.

Parabéns pelo empenho e dedicação de todos!!

Contamos com o melhor desempenho de todos na execução das rotinas dos nossos processos!!

Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente

Você sabe o que é Risco?

Probabilidade de um incidente ocorrer. Possibilidade de ocorrer um agravo a alguém ou alguma coisa.

 

Como realizamos a Gestão de Risco?

Com a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na identificação, análise, avaliação, comunicação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional; (RDC 36/2013).

 

Como registramos um Risco identificado no laboratório?

Realizando a abertura da Ocorrência no SE

 

E se o Risco se tornar um Evento Adverso, você conhece e sabe identificar?

O impacto do incidente relacionado à assistência à saúde é classificado como “GRAU DO DANO”, isto é, o grau de comprometimento do estado de saúde do paciente ocasionado pelo incidente. Para nortear a decisão segue a compreensão sobre cada um dos graus:

EVENTO ADVERSO

  • LEVE: o paciente apresentou sintomas leves, danos mínimos ou intermediários de curta duração sem intervenção ou com uma intervenção mínima (pequeno tratamento ou observação).
  • MODERADO: o paciente necessitou de intervenção (exemplo: procedimento suplementar ou terapêutica adicional), prolongamento da internação, perda de função, danos temporários reversíveis.
  • GRAVE / NEVER EVENTS: necessária intervenção para salvar a vida, grande intervenção médico-cirúrgica ou casou grandes danos permanentes ou em longo prazo; perturbação/risco fetal ou anomalia congênita.
  • ÓBITO: Morte.

Saiba mais acessando o Portal do Conhecimento para realizar os cursos de Gerenciamento de Risco e Segurança do Paciente, e também efetuando a leitura dos documentos POP-QUA-108 e POP-QUA-215.

Vamos fortalecer nossa Cultura de Segurança!

RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Convênio com a Universidade São Judas, visando colaborar com a oportunidade de aprendizagem do colaborador, o IACS mantém um convênio com a Universidade SÃO JUDAS (antiga Unimonte). O benefício se estende a novas matrículas para cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, tanto para o colaborador quanto para os filhos, Cônjuges e companheiros. A Universidade irá conceder um desconto de 20% para Graduação (tanto para Tecnólogo quanto para Bacharelado) e 30% para Pós-graduação. Mais detalhes, contatar o RH.

SESC

O Laboratório tem convênio com o SESC Serviço Social do Comércio, onde o colaborador poderá usufruir de cursos, teatro, salas de vídeo e de leitura, barraca de praia, área de lazer (piscina e esportes), assistência odontológica, programas culturais, oficina de arte, entre outros.

O colaborador poderá se cadastrar ou renovar comparecendo diretamente ao SESC munido da Carteira de Trabalho.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Convênio com a Universidades e Escolas de Inglês, mais detalhes, contatar o RH.

DOM VICENTE

DA CONCEIÇÃO

BBQ