122ª EDIÇÃO • JULHO/2022

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JULHO: DATAS COMEMORATIVAS

NOVOS COLABORADORES

SEJAM BEM-VINDOS

DAIANE CABRAL DA CONCEICAO • LIMPEZA
ELIAS HENRIQUE DE ALMEIDA SIERRA IGLESIAS • BIOQUIMICA
FABIANA DE OLIVEIRA SILVA • RECEPÇÃO
ISABEL CHRISTINA LIMA SILVA • RECEPÇÃO
SILVIA DE OLIVEIRA GONZAGA • LIMPEZA

ANIVERSARIANTES DO MÊS

DIA 1
ANTONIA BEZERRA DIOGO • AUXILIAR DE LIMPEZA • XV DE NOVEMBRO
DIA 3
ISABELLA DUARTE C. DA SILVA • APRENDIZ • SEDE
RICARDO GARDEZANI • ANALISTA TI PL • SEDE
DIA 4
SONIA CARVALHO CAMPOS • ANALISTA ADMINIST PL • SEDE
DIA 6
MAYARA MENEZES SANTOS GABRIEL • ASSISTENTE DE COLETA • SEDE
ROSELI MARIA SILVA DA CRUZ • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
DIA 7
DANIELA DA SILVA E. TEIXEIRA • ANALISTA FINANC JR • SEDE
MARCELA FERNANDES MANGUEIRA • RECEPCIONISTA PLENO • GUARUJA
MARIELLE SILVA DOS SANTOS • TELEFONISTA • SEDE
DIA 11
CLEIDE FARIAS DA SILVA • RECEPCIONISTA SENIOR • PRAIA GRANDE
DOUGLAS PINTO DE ALMEIDA • SUPERVISOR DE COLETA • PRINCESA ISABEL
DULCILENE SOARES MENEZES • TECNICO COLETA JR • PRINCESA ISABEL
FABIO ROGERIO ROCHA DA SILVA • SUPERVISOR DE COLETA • SEDE
DIA 13
VAGNER DE OLIVEIRA POLICARPO • TEC ANAL CLINICAS PL • SEDE
DIA 14
SIMONE ALVARES BALTAZAR • ANALISTA FINANC SR • SEDE
DIA 16
ANGELA BISPO SANTOS • RECEPCIONISTA JUNIOR • PRAIA GRANDE
ELIAS HENRIQUE A. S. IGLESIAS • ANALISTA CLINICO JR • SEDE
DIA 17
BIANCA BARBOSA S. CORTOPASSI • COORD TECNICO MO • MO CONS.NEBIAS
ELIANE MARIA ROSA M. DA SILVA • AUX ADMINISTRATIVO • AZEVEDO
ROSIVANIA GUILHERME DOS SANTOS • AUXILIAR DE LIMPEZA • PRAIA GRANDE
DIA 18
TACIANA VALERIA Q. G. PEREIRA • RECEPCIONISTA JUNIOR • PRESIDENTE WILSON
DIA 19
MARIA EDUARDA C. N. BEZERRA • ASSISTENTE DE COLETA • SEDE
DIA 20
AMANDA PALMIERI MARTINS • AUXILIAR DE LIMPEZA • MO CONS.NEBIAS
DIA 21
SANDRA DE SOUZA FERRO BARREIRO • SUPERV ADMINIST • SEDE
DIA 22
CRISTIANE DE SOUZA GARCIA • AUX ADMINISTRATIVO • MO CONS.NEBIAS
JERSSICA OLIVEIRA NASCIMENTO • RECEPCIONISTA PLENO • LITORAL PLAZA
DIA 24
CHARLES FONSECA MORAIS • ANALISTA TI TRAINEE • SEDE
FATIMA APARECIDA ROQUE GRELL • RECEPCIONISTA PLENO • SEDE
DIA 25
SHAYENNE CRISTINA G. DA SILVA • RECEPCIONISTA JUNIOR • XV DE NOVEMBRO
DIA 26
CRISTIANO DOS SANTOS SILVA • ASSISTENTE DE COLETA • PONTA DA PRAIA
MARILDA ESTEVO NOGUEIRA • GERENTE ANAL CLINICA • SEDE
SANDRA MARIA BATISTA SANTOS • TEC ANAL CLINICAS JR • SEDE
DIA 27
ANDRESSA DOS SANTOS GONCALVES • ASSISTENTE DE SALA • SEDE
GIOVANNA SANTANA SILVA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
MARIA TEREZA S. F. DI GIANNI • SUPERV POS ANALITICO • SEDE
DIA 28
MARIA MIRIAM ALVES DE JESUS • SUPERV ATENDIMENTO • SEDE
SIMONE SOUZA ELIAS DE PIERI • SUPERV ATENDIMENTO • PONTA DA PRAIA
DIA 29
DANIELA PASCHOA DOS S. SOUSA • ASSISTENTE DE COLETA • AZEVEDO
MARIA LUCIA DE JESUS RIBEIRO • ASSISTENTE DE COLETA • XV DE NOVEMBRO
DIA 30
ELISVAN VIEIRA GOMES • MOTORISTA • SEDE
VICTORIA DE A. C. SLIWCZUK • AUX ADMINISTRATIVO • MO CONS.NEBIAS
DIA 31
ALEXSANDRA G. BRITTO DE JESUS • TECNICO COLETA PL • VILA BELMIRO
JOYCE VIEIRA DOS SANTOS • RECEPCIONISTA PLENO • SEDE
MARIA DO CARMO P. DE SOUSA • ASSISTENTE DE COLETA • SEDE

PREMIAÇÃO MELHOR DESEMPENHO – MAIO/22

UNIDADE
ITANHAÉM

VENCEDORES DO
DESEMPENHO RECEPÇÃO

UNIDADE
LITORAL PLAZA

VENCEDORES DO
DESEMPENHO COLETA

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

No mês de Junho fizemos a venda de eletrônicos inservíveis para reciclagem, todo recurso recebido será doado ao Lar das Moças Cegas em Santos.

É o IACS colaborando com o meio ambiente!!!

PROJETO TAMPA AMIGA

LEMBRE-SE: CADA TAMPINHA FAZ A DIFERENÇA.

Médico responsável/Idealizador da ação:
Dr Bruno Pompeo Marques
(Hospital Guilherme Álvaro)

Unidades:

Não esqueçam de enviar todo dia 5 as tampinhas coletadas durante o mês aos cuidados da Maria de Jesus para Unidade Azevedo.

Todas as doações são destinadas mensalmente a entidades sociais.

CAMPANHA DO AGASALHO

A sua solidariedade aquece.

Neste inverno, doe agasalhos e cobertores para quem precisa e compartilhe amor em forma de calor.

Haverá uma caixa de arrecadação em todas as unidades.
Toda arrecadação será distribuída ao Fundo Social de Solidariedade de Santos e outras entidades.

Prevenção de Acidentes

Acidentes com Perfuro Cortantes

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), em cumprimento do seu plano de trabalho está corrigindo diversos desvios e condições de risco reportados em suas inspeções de segurança. A CIPA tem um papel muito importante da elevação da Cultura de Segurança do IACS.

Acidentes de Trajeto

No mês de Maio/2022 houve um aumento exponencial no número de acidentes de trajeto. O SSMA pede à força de trabalho que priorize a utilização de meios de transportes seguros, utilizando-os também de forma segura. Na sua casa pessoas que você ama esperam pelo seu retorno, por tanto não tenha pressa, planeje seu trajeto, faça manutenção preventiva em seu veículo, ao atravessar ruas e avenidas use a faixa de pedestre e respeite a sinalização.

MINUTO DA QUALIDADE

Minhas Tarefas – SoftExpert

Mantenha suas tarefas do SE em dia! O sistema SE é uma ótima ferramenta para nos auxiliar em nossas atividades diárias. Separe um momento da sua rotina para acessar o sistema e verificar a sessão Minhas Tarefas.

Lembrando que para executar tarefas é preciso que o usuário esteja utilizando o seu acesso APOIO, pois o acesso CONSULTA apenas permite a visualização dos documentos. Aproveite para revisar os documentos da área!

Revisão de Documentos – SoftExpert

É muito importante que as tarefas do SE estejam sempre em dia, assim como revisitar os documentos relacionados a sua rotina! Na área da saúde, esses documentos são imprescindíveis para determinar a qualidade, eficiência e eficácia de uma série de operações que devem seguir os critérios técnicos e obedecer às normas e legislação relacionadas a cada setor ou atividade. Os documentos podem ser consultados e administrados no sistema SE, através do módulo Documentos.

Um desses documentos é o POP. A sigla significa Procedimento Operacional Padrão e é uma categoria de documentos muito importante para a garantia da qualidade em nossos processos. Cada POP tem a validade de 1 ano, sendo necessário dentro deste período realizar a revisão de seu conteúdo! Isso garante que todos os processos descritos estão de acordo com as atividades realizadas. Como uma das finalidades é a padronização e o controle na realização de determinadas tarefas, o processo de revisão é fundamental para que este documento esteja sempre atualizado. Se houver a necessidade de alteração do documento antes do período de 1 ano, deve-se realizar a revisão sem aguardar o prazo de validade.

Garanta que todos os documentos do seu setor estejam atualizados e dentro da validade de revisão! Assim continuamos garantindo a qualidade dos nossos processos.

Para qualquer esclarecimento: acione a equipe da Qualidade!

FORMAÇÃO AUDITOR INTERNO – PALC

O Curso de Formação de Auditor Interno da Qualidade PALC  e Interpretação da Norma PALC  aconteceu entre os dias 21 a 24 de junho de 2022. Participaram do curso as colaboradoras Ariel Pitta e Natashy Borges. O Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos certifica o laboratório de acordo com a demonstração de conformidade com os requisitos de qualidade descritos em sua norma. O IACS é acreditado desde 2000, e a cada período com a inclusão de novas unidades no escopo da acreditação.

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Meta 1 – Identificar corretamente o paciente

Iniciada no mês de abril, a campanha Meta 1 – Identificar corretamente o paciente teve uma divulgação contínua e adesão por parte dos colaboradores. Precisamos continuar com a meta sempre presente em nossas ações durante a rotina! No mês de junho todos os colaboradores da coleta e recepção receberam um Kit – Meta 01, contendo um informativo para crachá e uma caneta IACS, como um lembrete da importancia de realizar corretamente e de forma segura a identificação do paciente durante o atendimento.

Meta 5 – Higienizar as mãos para evitar infecção

As mãos devem ser higienizadas em momentos essenciais e necessários de acordo com o fluxo de cuidados assistenciais para prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) causada por transmissão cruzada pelas mãos. A ação correta no momento certo é a garantia de cuidado seguro para os pacientes.

  • Antes e depois do contato com o paciente;
  • Antes de realizar procedimento limpo/asséptico;
  • Antes de manusear um dispositivo invasivo, independentemente do uso ou não de luvas;
  • Após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;
  • Após contato com fluidos corporais ou excretas, membranas mucosas pele não íntegra ou curativo;
  • Após remover luvas esterilizadas ou não esterilizadas;
  • Após tocar superfícies próximas ao paciente;
  • Após contato com superfícies e objetos inanimados (incluindo equipamentos para a saúde) nas proximidades do paciente.

A técnica de higienização das mãos deve ser seguida conforme orientação do Cartaz: Como fazer higiene das mãos com preparação alcoólica e com sabonete líquido comum e água (ANVISA), (POP-BIS-001-ANEXO I – HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS).

RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Convênio com a Universidade São Judas, visando colaborar com a oportunidade de aprendizagem do colaborador, o IACS mantém um convênio com a Universidade SÃO JUDAS (antiga Unimonte). O benefício se estende a novas matrículas para cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, tanto para o colaborador quanto para os filhos, Cônjuges e companheiros. A Universidade irá conceder um desconto de 20% para Graduação (tanto para Tecnólogo quanto para Bacharelado) e 30% para Pós-graduação. Mais detalhes, contatar o RH.

SESC

O Laboratório tem convênio com o SESC Serviço Social do Comércio, onde o colaborador poderá usufruir de cursos, teatro, salas de vídeo e de leitura, barraca de praia, área de lazer (piscina e esportes), assistência odontológica, programas culturais, oficina de arte, entre outros.

O colaborador poderá se cadastrar ou renovar comparecendo diretamente ao SESC munido da Carteira de Trabalho.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Convênio com a Universidades e Escolas de Inglês, mais detalhes, contatar o RH.

DOM VICENTE

BBQ

DA CONCEIÇÃO