121ª EDIÇÃO • JUNHO/2022

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JUNHO: DATAS COMEMORATIVAS

06 – Dia Nacional do Teste do Pezinho
14 – Dia Mundial do Doador de Sangue
19 – Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme
21 – Dia Nacional de Controle da Asma
21 – Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
25 – Dia Mundial do Vitiligo
26 – Dia Nacional do Diabetes
30 – Aniversário da cidade do Guarujá – SP

NOVOS COLABORADORES

SEJAM BEM-VINDOS

ARIANY SANTANA CORREIA • RECEPÇÃO
BEATRIZ CRISTINA OLIVEIRA ANDRADE • RECEPÇÃO
ISABELLA MARTINS DA SILVA SANTOS  • RECEPÇÃO
JOÃO VICTOR CHELINI BAPTISTA • ALMOXARIFADO
PRISCILA ROBERTA FERNANDES DOS SANTOS • FATURAMENTO
SABRINA DOS SANTOS MENDONCA GUEDES • RECEPÇÃO MO
TAMIRES COSTA SILVA • RECEPÇÃO MO

ANIVERSARIANTES DO MÊS

DIA 1
MARIA DO CARMO LOBO LOPES • ASSISTENTE ADMINISTRATIVO • MO CONS.NEBIAS
MARIANA SANTIAGO DE OLIVEIRA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 2
KANDYCE LESCRECK DOS SANTOS • AUXILIAR ADMINISTRATIVO • SEDE
MARILIA SILVA SOUZA • RECEPCIONISTA PLENO • VILA BELMIRO
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DIA 3
LAYLA CELIA CAMARGO • TECNICO RESPONSAVEL • CONSELHEIRO NEBIAS
RENATA MARIA TROMBETTI • RECEPCIONISTA SENIOR • SEDE
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DIA 4
ALINE DUARTE BONFANTI • TEC ATIV IN COMP SR • MO CONS.NEBIAS
TAINA SANTOS DA SILVA • SUPERVISORA DE ATENDIMENTO • PRINCESA ISABEL
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DIA 5
DANIELA RAMOS DOS SANTOS • ASSISTENTE COLETA • PRAIA GRANDE
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DIA 6
JULIANA SANCHES ANDRADE SILVA • AUXILIAR DE COLETA • ITANHAEM
MARCIA MERCEDES P. DOS SANTOS • TEC ANAL CLINICAS SR • SEDE
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DIA 8
EVELYN CARVALHAL • RECEPCIONISTA JUNIOR • AZEVEDO
TEREZA DARLA ALEXANDRE SILVA • TECNICO COLETA JR • SEDE
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DIA 10
ADRIANE COSTA SALDANHA • TECNICO COLETA SR • SEDE
SILVANIA RODRIGUES DOS SANTOS • TECNICO RESPONSAVEL • XV DE NOVEMBRO
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DIA 11
SIMONE SA NOVAIS • TECNICO COLETA JR • PRESIDENTE WILSON
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DIA 13
JESSICA SANTOS COSTA • RECEPCIONISTA PLENO • SEDE
LARISSA ARAUJO DOS SANTOS • APRENDIZ • SEDE
MARCELLA RODRIGUES RIVAU • TECNICO COLETA JR • PONTA DA PRAIA
WILLIAN DA SILVA FARIAS • AUXILIAR DE COLETA • SEDE
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DIA 14
VITORIA PAIVA SILVEIRA PUPO • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
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DIA 18
SUELI DE ANDRADE CARVALHO • TECNICO RESPONSAVEL • PRESIDENTE WILSON
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DIA 19
LUCIA MACEDO KAWAHARA • RECEPCIONISTA PLENO • ITANHAEM
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DIA 20
ANDRE LUIS MONTEIRO ARAUJO • ANALISTA CLINICO PL • SEDE
MARIA ROSANGELA CAXIADO • AUXILIAR DE LIMPEZA • SEDE
MARIANA ELISA CAMARGO • RECEPCIONISTA PLENO • AZEVEDO
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DIA 21
ANDREA OTERO DA COSTA • RECEPCIONISTA JUNIOR • PONTA DA PRAIA
JAQUELINE ROSI S. SANTOS • ANALISTA CLINICO JR • SEDE
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DIA 22
SARAH FRANCELINA DA SILVA • SUPERVISORA DE LOGISTICA • SEDE
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DIA 23
JULIANA REGINA DE ALMEIDA • TECNICO COLETA PL • PRAIA GRANDE
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DIA 24
DIEGO HENRIQUE ALBUQUERQUE • ALMOXARIFE • SEDE
JOAO BATISTA DOS SANTOS • ASSISTENTE ADMINISTRATIVO • SEDE
JOAO REIS DOS SANTOS • AUXILIAR DE LIMPEZA • SEDE
SANDRA SILVA DOS SANTOS • ASSISTENTE COLETA • SEDE
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DIA 26
THIAGO VASCONCELOS VICENTINI • CONTROLADOR ACESSO • SEDE
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DIA 27
ARIANY SANTANA CORREIA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
MARTA MELO SILVA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
NADIA APARECIDA SILVA MACHADO • ANALISTA CLINICO JR • SEDE
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DIA 30
JANAYNA GONCALVES DE LIMA • RECEPCIONISTA JUNIOR • SEDE
PAULA GOMES DE SANTANA • TELEFONISTA • SEDE
PRISCILA ROBERTA F. DOS SANTOS • AUXILIAR ADMINISTRATIVO • SEDE

PREMIAÇÃO MELHOR DESEMPENHO – ABRIL/22

UNIDADE
PRINCESA ISABEL

VENCEDORES DO
DESEMPENHO RECEPÇÃO

UNIDADE
VILA BELMIRO

VENCEDORES DO
DESEMPENHO COLETA

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Descarte de Eletrônicos

No mês de Maio fizemos a venda de eletrônicos inservíveis para reciclagem, todo recurso recebido será doado ao Lar das Moças Cegas em Santos.

É o IACS colaborando com o meio ambiente!!!

PROJETO TAMPA AMIGA

LEMBRE-SE: CADA TAMPINHA FAZ A DIFERENÇA.

Médico responsável/Idealizador da ação:
Dr Bruno Pompeo Marques
(Hospital Guilherme Álvaro)

Unidades:

Não esqueçam de enviar todo dia 5 as tampinhas coletadas durante o mês aos cuidados da Maria de Jesus para Unidade Azevedo.

Todas as doações são destinadas mensalmente a entidades sociais.

CAMPANHA DO AGASALHO

A sua solidariedade aquece.

Neste inverno, doe agasalhos e cobertores para quem precisa e compartilhe amor em forma de calor.

Haverá uma caixa de arrecadação em todas as unidades.

Toda arrecadação será distribuída para a Prefeitura de Santos e outras entidades.

Equipe IACS
marca presença
nos 10 km
Tribuna FM

A tradicional prova esportiva de longa distância 10km Tribuna FM-Terracom ocorreu no dia 15 de maio, em sua 36ª edição. Contou com a presença de 78 corredores inscritos pelo IACS. Agradecemos pela participação, empenho, e o prestígio de todos!!! Próximo ano queremos contar com a presença de mais colaboradores!!!

COVID-19

Os casos positivos estão aumentando em toda região.

O programa de monitoramento da Medicina Ocupacional têm acompanhado o crescimento dos casos detectados, e prestado o devido atendimento. Portanto o uso de máscara volta a ser obrigatório em todas as dependências do IACS. Qualquer sintoma sugestivo de contaminação por Covid19, o superior deve ser informado de imediato. Em seguida, o RH (rh@iacs.com.br) e a MO (aline.duarte@iacs.com.br) devem ser notificados através de e-mail, com atenção as informações básicas que devem ser fornecidas: nome completo, sintomas, data do início dos sintomas e telefone para contato.

A equipe da MO entrará em contato para orientar quanto a testagem do antígeno, que deverá ser realizado no mesmo dia. O resultado será informado de imediato para nossa equipe que prestará todo auxílio necessário a depender de cada caso. O suspeito deve manter-se afastado e isolado até deliberação da conduta médica.

UNIDADE DRIVE THRU – COVID

O encerramento da unidade Drive Thru Covid está previsto para 30/06/2022. Agradecemos o empenho e dedicação de todos os envolvidos. Todos marcaram a história no IACS!!!

Reforçamos que os exames de Covid estão sendo realizados em todas as unidades.

Prevenção de Acidentes

Fique ligado:

Previna acidentes de exposição a materiais biológicos e perfurocortantes

Caro colaborador pedimos que acesse o POP-BIS-005 – Plano de Prevenção de Acidentes com Perfuro Cortante, nele tem informações importantes para prevenção de acidentes.

A exposição a materiais biológicos potencialmente contaminados é inerente à rotina dos profissionais da área de saúde. Ferimentos com perfurocortantes ainda são responsáveis por um número significativo de acidentes nesse segmento de trabalho. Por isso, é muito importante adotar algumas medidas preventivas antes de manusear esses materiais.

• Lavar as mãos antes e depois de qualquer procedimento.
• Usar luvas, mascaras, óculos de proteção durante procedimentos em que haja possibilidade de respingo de sangue, secreções e outros fluidos corpóreos. Utilizar também calçados fechados
• É importante reconhecer todos os materiais considerados perfurocortantes (agulhas, seringas, escalpes, ampolas, laminas de bisturi, vidrarias).
• Agulhas não devem ser reencapadas ou removidas da seringa manualmente.
• Após o uso, os materiais perfurocortantes devem ser descartados dentro de recipientes rígidos (caixas coletoras) à prova de vazamento.
• O recipiente coletor deve ser mantido em local visível, seguro e seco, sendo que não deve ser preenchido acima do limite de 2/3 de sua capacidade máxima.
• É proibido esvaziar o recipiente para o seu reaproveitamento.

No caso de acidentes de trabalho com material biológico e material perfurocortante contaminado, veja o que precisa ser feito:

• Lavar o local exposto com água e sabão.
• Cobrir o ferimento com gaze.
• Dirigir-se ao setor de emergência para receber o tratamento adequado.
• Realizar exames sorológicos de Hepatite B, Hepatite C, HIV, entre outros agentes infecciosos.
• Não realizar procedimentos que aumentem a área exposta, tais como cortes e injeções locais.

A importância da FISPQ no ambiente de trabalho

A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) é um documento normalizado ABNT NBR 14725-4 que fornece informações essenciais sobre os perigos de uma substância ou mistura (incluindo informações sobre o transporte, manuseio, armazenagem e ações de emergência) aos usuários destes produto.

A FISPQ  é um documento de suma importância no ambiente de trabalho, pois traz informações sobre todos os produtos químicos utilizados pela empresa, que vão desde o manuseio correto destes produtos, até a tomada de ações em casos de emergência.

Sua correta utilização contribui para a prevenção de acidentes e para a segurança e saúde do trabalhador, visando à redução de doenças ocupacionais.

Prevenção de Acidentes – Quedas

A CIPA em seu plano de trabalho identificou a importância de combatermos os acidentes envolvendo quedas de mesmo nível (Pisos irregulares, Pisos escorregadios, etc…), e lançamos a campanha:

Evitar piso molhado e sem sinalização!!!

Caro colaborador pedimos que acesse o link abaixo para a leitura do conteúdo sobre prevenção a quedas:

https://sp.unifesp.br/epm/noticias/prevencao-de-quedas

Quando escorregamos?

• Pisos oleosos ou molhados
• Derramementos de materiais
• No tempo chuvoso
• Com tapetes soltos
• Piso com acabamento liso

Quando tropeçamos?

• Visão obstruída
• Má iluminação
• Dobras nos tapetes
• Cabos no piso
• Gavetas abertas
• Saliências no piso
• Objetos nas passagens

MINUTO DA QUALIDADE

Você conhece a Política da Qualidade?

A Política da Qualidade é a diretriz que assegura o compromisso da Diretoria e de todos os colaboradores com o padrão de qualidade de nossos produtos e serviços, garantindo a satisfação total de nossos clientes. A Política deve ser difundida e internalizada em nosso ambiente de trabalho. Trabalhamos muito para garantir a excelência do atendimento e da qualidade técnica dos nossos exames, mas queremos melhorar ainda mais!

Ela está fixada em todos os setores e unidades, além de estar acessível na home do sistema Soft Express de cada colaborador e disponível no módulo Documento para consulta.

E falando em Política de Qualidade, você sabe quem são os clientes internos? São todos os colaboradores, fornecedores e equipe terceirizada que trabalham na empresa. Os clientes internos são os que mais contribuem para o sucesso da empresa.

Ocorrências – SoftExpert

A Ocorrência é um meio que todos nós podemos e devemos utilizar para registrar desvios de processos, manifestações dos pacientes e oportunidades de melhoria.

O foco da Ocorrência está no ajuste dos processos que não estão conformes ao padrão de qualidade e segurança. Somos parte do processo e buscamos sempre a excelência no nosso dia-a-dia.

Ao abrir uma Ocorrência você com certeza contribuirá na melhoria da segurança dos processos no IACS. É possível registrar também quase falhas (Near Miss), pois essa percepção de risco é de extrema importância, demonstra que estamos atentos e desempenhando um ótimo trabalho. E principalmente evitando que uma falha maior ocorra e atinja o paciente.

Saiba mais, lendo o Tutorial SE Ocorrências, que está disponível no softexpert, e solicite também o apoio da equipe da Qualidade.

AUDITORIA EXTERNA – NORMA PALC

Seguindo o Plano de Contingência do PALC para a pandemia da COVID-19, os processos de auditorias realizados pela SBPC irão continuar de forma remota, assim como foi realizada no ano passado. Neste ano realizaremos a Auditoria Externa de Manutenção Remota, baseada na Norma 2021 e deve ocorrer no mês de setembro.

Precisamos manter nossas tarefas em dia, dar as devidas tratativas às nossas ocorrências e manter sempre atualizada a leitura referente aos processos de trabalho. Vamos continuar nos esforçando para mantermos a melhoria continua!

Assim que possível o plano de auditoria será encaminhado a todos!

Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Meta 1 – Identificar corretamente o paciente

As práticas para a garantia da segurança do paciente devem sempre estar presentes em nossa rotina! Precisamos sempre buscar minimizar os riscos de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. Vale lembrar importância das Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que são estratégias que têm como objetivo promover melhorias específicas em aspectos problemáticos na assistência à saúde O objetivo principal é evitar danos ao paciente e, dessa forma, reduzir as consequências negativas. Tais metas devem estar presentes em nossas atitudes e tarefas.

Ressaltamos, novamente, a Meta 1 que tem como finalidade identificar de forma segura o paciente, através da confirmação dos dados do paciente por meio do documento original com foto, antes de cada processo (como cadastro de O.S. e coleta de exames). Precisamos estar atentos, evitando sempre os riscos de troca de paciente, garantindo assim a identificação correta e segura do paciente.

Confira todas as Metas no POP-QUA-108 – Política de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente, não deixe de acessar!

RECURSOS HUMANOS

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

Convênio com a Universidade São Judas, visando colaborar com a oportunidade de aprendizagem do colaborador, o IACS mantém um convênio com a Universidade SÃO JUDAS (antiga Unimonte). O benefício se estende a novas matrículas para cursos de Graduação e Pós-graduação Lato Sensu, tanto para o colaborador quanto para os filhos, Cônjuges e companheiros. A Universidade irá conceder um desconto de 20% para Graduação (tanto para Tecnólogo quanto para Bacharelado) e 30% para Pós-graduação. Mais detalhes, contatar o RH.

SESC

O Laboratório tem convênio com o SESC Serviço Social do Comércio, onde o colaborador poderá usufruir de cursos, teatro, salas de vídeo e de leitura, barraca de praia, área de lazer (piscina e esportes), assistência odontológica, programas culturais, oficina de arte, entre outros.

O colaborador poderá se cadastrar ou renovar comparecendo diretamente ao SESC munido da Carteira de Trabalho.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Convênio com a Universidades e Escolas de Inglês, mais detalhes, contatar o RH.

DOM VICENTE

BBQ

DA CONCEIÇÃO